quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Artigo: OS DESAFIOS VOCACIONAIS

Agosto! Na Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, desde 1983, mês vocacional. Oportunidade de celebrarmos as vocações e de renovarmos nosso compromisso com a causa vocacional.
O momento em que vivemos é desafiante. Os vocacionados e vocacionadas são chamados a darem seu testemunho frente às realidades, pessoas, muitas vezes incrédulas. A resposta e o seguimento tornam-se cada vez mais desafiantes, conflitantes. Se realmente nos comprometemos com Cristo, é necessário fidelidade.
Os cristãos leigos e leigas, no florescer de uma Igreja Ministerial, são chamados ao serviço e ao testemunho, nas diversas realidades e meios onde estão inseridos. Os presbíteros, diocesanos ou religiosos, cada vez mais precisam ser verdadeiros pastores, preocupados com o seu rebanho. Os religiosos e as religiosas, chamados a darem o testemunho e a servirem, a exemplo de Cristo, nas diversas realidades, sendo fiéis aos seus carismas. Os missionários e missionárias, enviados para proclamarem Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
A sociedade carece de exemplos concretos de que um novo modo de viver é possível. Um modo mais justo e digno, que valorize o ser humano por inteiro, não somente determinado aspecto deste. Como vocacionados, membros do corpo de Cristo, em decorrência do batismo, somos interpelados ao discipulado e ao seguimento, isto é, somos chamados a darmos continuidade a missão de Cristo. Liberdade, vida em abundância, direitos iguais, justiça social, anseios de cada ser humano, devem pautar a ação de cada vocacionado e vocacionada.
Precisamos romper com a mentalidade de que somos vocacionados(as) apenas no momento em que estamos em território eclesial. Somos vocacionados(as) onde quer que estejamos, e deste modo, somos chamados ao testemunho, a lutar pelos anseios humanos.
Que o mês vocacional possa ser celebrado com dignidade e nos motive a cada vez mais nos comprometermos com a construção do Reino de Deus.

Pe. Marcelo Martendal
Coordenador  Diocesano e Regional da Pastoral Vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário